Assistência Social lança programa de proteção da primeira infância

Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

Assistência Social lança programa de proteção da primeira infância

Foto: Lissa Isabelly | Assecom AIA

Com objetivo de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEADS) lançou nesta quinta-feira (17) o Programa Criança Feliz. Instituído pelo Ministério da Cidadania, o programa trabalha com acompanhamento domiciliar e orientações voltadas à saúde, educação, atendimento psicológico e direitos.

“O nosso objetivo é levar qualidade de vida à nossa população. É uma política pública que vai cuidar das crianças e impactar positivamente no futuro. O prefeito Gustavo Melo deu total suporte para aderimos ao programa e capacitarmos a nossa equipe”, destaca a primeira dama e secretária de Assistência Social, Priscila Dourado.

Inicialmente, o programa irá atender 100 crianças. O público alvo são gestantes, crianças de 0 a 3 anos e suas famílias incluídas no Cadastro Único (CadÚnico); crianças de 3 a 6 anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC); e crianças 0 a 3 afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Em Alto Araguaia o programa conta com um supervisor e três visitadores. Conforme Leire César, supervisora do município, as visitas serão realizadas uma vez por semana. “Visamos o fortalecimento de vínculos familiares e o estímulo do desenvolvimento infantil. Nossa intenção é prevenir violações de direitos e cuidar das famílias, em especial das crianças”, frisa.

Participaram do lançamento o comitê gestor, composto por membros da Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação.